quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A construção do futuro só é possível com a participação de todos

   Na história humana, o passado sempre demonstrou que haviam personalidades que agiram de modo heroico, cujos feitos são decisivos e importantes para a civilização atual. Mas ninguém lembra das pessoas que ajudaram e morreram por nós. Fato é que, sem estas, jamais haveria progresso no mundo.
   A sociedade, principalmente urbana, é um conjunto de agentes que exercem certas funções, em benefício do outro. Caso haja a ausência de uma dessas células, o sistema começa a desaparecer. Cada um é dependente do outro.
   O planeta Terra, único que possibilita vida de animais e plantas e especialmente nós humanos, não é preservado por nossa espécie, e ameaça tornar-se um lugar inabitável. Apenas com a atuação conjunta e unânime podemos evitar o genocídio da vida terrestre.
   O universo está em constante evolução. O conhecimento e o trabalho levam à várias descobertas, facilitando a vida das pessoas, por menores que sejam. Até aos que ainda não nasceram é destinado à glória do futuro.
   As grandes revoluções da história sempre ocorreram com a participação popular. Não há como explicitar quão benéfico aqueles foram, mas certamente houve progresso. A luz do futuro espelha-se naqueles que confraternizam-se com os próximos.
   A construção do futuro é apenas possível com o trabalho de cada cidadão e cidadã com e pelos outros. O modelo de prosperidade é preservar o que já existe e utilizar corretamente os materiais e meios disponíveis. Então, o produto será obra coletiva de maior benefício.

Philipp Macher
2º Ano A - EDUSESC
15/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário