quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A fome mundial

    A fome é uma das grandes causas de morte e doenças no mundo.Países pobres e de governo irregular são dependentes da solidariedade e vivem de forma simples.Por ela ser tão frequente, não é tão lembrada.Vê-se que o que para nós é um desejo, para eles é uma necessidade.
    Essa luta pela sobrevivência é bastante antiga (desde os tempos imperialistas), gerando o empobrecimento e a dependência da África e da Ásia, que ainda produzem apenas produtos de serviços primários. Entre outras causas, há a seca, pragas agrícolas e má distribuição de renda. A falta de alimento é tanta que leva ao homicídio, canibalismo e suicídio; além de ter, entre as mais prejudicadas, as crianças.
     Por não ser um assunto atual, mas bastante frequente, a fome mundial está bastante esquecida. Não há tantos programas telecomunicativos, movimentos ou noticiários sobre o assunto. Havia antes, quando a fome era apenas uma indicação de pobreza. Mas, infelizmente, o público prefere novidades mais intrigantes.
     Atualmente, para reverter a situação, o governo está sempre promovendo campanhas contra à fome e a pobreza com doações de cestas de alimentos não perecíveis e de agasalhos à países pobres e de economia estagnada como a Somália e as vítimas do terremoto no Haiti. Porém, as doações não são o suficiente para todos os consumidores.
    A situação é precária, não possui rendimentos oficiais e nem desenvolvimentos de recursos, não possui começo nem fim; possuem situações difíceis, que dependem de todos para mudar e melhorar; mas por enquanto, apenas na fé podem confiar.
Renata Ribas Vieira
Edusesc -7ª série B
28/09/2011

5 comentários: